sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Cultura Popular e a Cantiga de Roda

A cultura brasileira é um grande conjunto de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.
A Cultura Popular pode ser definida como qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc) em que o povo produz e participa de forma ativa. Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. Exemplos de manifestações da cultura popular: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, cantigas de roda, contos e fábulas, lendas urbanas e superstições.

Cantiga
Ciranda Cirandinha

Vamos todos cirandar

Vamos dar a meia volta

Volta e meia vamos dar

O Anel que tu me destes

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou

Por isso dona Rosa

Entre dentro desta roda

Diga um verso bem bonito

Diga adeus e vá se embora

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

3 comentários:

  1. Lembrem-se: dia 28 encerraremos as atividades do semestre.

    Aviso: "emprestei" minha conta para a Sônia, portanto, quando há a assinatura dela no final do comentário, embora tenha o meu nome na parte superior, é conteúdo que a aluna desejou postar.

    ABRAÇO
    JANAINA

    ResponderExcluir
  2. Através das cantigas de roda podemos perceber costumes de certa época, crenças, idéias e imaginações das crianças, muitas dizem sobre historias e realidades vividas, que de uma forma lúdica preparam a criança para elas, como por exemplo "a barata diz que tem", "Terezinha de Jesus" e "Fui no tororó".
    É interessante estudar essas cantigas e perceber o que suas letras falam e que idéias são passadas para as crianças. Hoje muitas cantigas estão sendo modificadas, principalmente as que dizem sobre violência e medos, porém é importante também a criança conhecer esse lado, pois será uma grande realidade do mundo que ela irá encontrar.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  3. Oi lindinhas

    Então, quem lembra de sua infância certamente irá lembrar das cantigas de rodas que aprendiamos com a vovó, na escola, com os amigos...
    O tema que voces abordaram é muito bom, pois a musica é uma das ferramentas importante para ser usada na educação, ela pode ajudar na memorização de letras e a tomar gosto pela música, ajuda também a ser mais extrovertida e comunicar-se melhor.
    Bjus Rita

    ResponderExcluir