sexta-feira, 23 de abril de 2010

*Cantigas de Roda*



Cantigas de Roda é um tipo de canção popular, que está relacionada diretamente á uma brincadeira de roda, elas fazem parte do folclore brasileiro, e estão presente em todo país.

São melodias com ritmo equivalente a cultura local, letras de fácil compreensão, com temas referentes a realidade da criança e ao seu universo imaginário, geralmente com coreográfias.

É através das cantigas de roda que conhecemos a importância da cultura de um país, e também seus costumes, no cotidiano das pessoas nas festas, comidas tipícas, brincadeiras,paisagens e crenças...

Nos dias de hoje ela não está tão presente na realidade infantil como antigamente, devido as tecnologias existentes, mas mesmo assim as cantigas de roda ainda são usadas em locais como: escolas,creches,parquinhos, entre outros.

As cantigas hoje conhecidas no Brasil tem origem européia, especificamente de Portugal e Espanha. Não é notavel,porém esta origem, pois as mesmas já se adaptaram no folclore brasileiro e se tornaram o retrato do nosso país.




11 comentários:

  1. Olá meninas
    Sugiro se apresentem melhor em "quem sou eu". Escrevam de onde são e porque fizeram o blog.
    Abraço
    Janaina

    ResponderExcluir
  2. ficou uma gracinha...quero saber mais sobre cantigas...

    ResponderExcluir
  3. Sônia Maria...

    Adorei,também acho que as crianças estão tendo muita informação e não estão tendo tempo de utilizar as cantigas de rodas como diverção e aprendizado.
    A escola por sua vez está tentando suprir está necessidade.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito pois além de trazer diversão para a criança,desenvolve também o aprendizado através da música.

    ResponderExcluir
  5. Meninas,
    Cantigas de roda é um tema fantástico para ser trabalhado com crianças de todas as idades. Parabéns pela escolha do tema. No entanto, cabe ressaltar, que muitas escolas utilizam-se das cantigas não como um intrumento ou recurso e sim como rotina e preenchimento de tempo nos planejamentos. A cantiga não deve cair na rotina da criança como uma obrigação, ser banalizada ou ainda como uma hora do "não temos nada para fazer, vamos cantar". A cantiga deve ser explorada de maneira planejada e envolvente!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. tema muito interessante!
    desenvolve o gosto pela musica,educa o senso de ritmo,disciplina emocoes como timidez,agressividade e prepotencia.

    ResponderExcluir
  7. Sara Daiane...

    Meninas, achei mutio bom pos a cantigas de rodas é uma das ferramentas muito importante para os professores manter a socialização das crianças,entre as culturas difrentes na sala, porém sempre terremos que planejar a cantiga e explorar, para saber alicar nos alunos.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas....
    Quem não se lembra da infância e das lindas cantigas de roda que aprendemos. Atualmente as cantigas de roda não são muito cultivadas,e sinto pena por isso. Acredito que a música é muito importante para o desenvolvimento da criança.Não vamos deixar de perder essa cultura!
    Beijinhus
    Carolina

    ResponderExcluir
  9. Meninas
    O tema 'cantigas de roda na educação' é realmente muito interessante do ponto de vista de seu alcance pedagógico no desenvolvimento de habilidades e competências, mas também do ponto de vista histórico.
    Sugiro que vocês abordem a relação entre cantigas de roda e cultura popular brasileira para dar mais consistência argumentativa ao blog! Não esqueçam de fazer as devidas referências bibliográficas.
    Janaina

    ResponderExcluir
  10. Olá meninas
    Ótima escolha para o tema "cantigas de roda", por ser interessante e construtivo. Além de relembrar nossa infância, levando em conta o lado pedagógico, é uma importante manifestação cultural. Brincar de roda é um exercício que estimula os movimentos, trabalha o equilíbrio, desenvolve a linguagem oral e contribui para a iniciação musical das crianças na pré-escola.É uma forma prazerosa e divertida de aprender. Estamos vivendo uma época de tanta informação que deixamos passar coisas tão simples e belas como as Cantigas de Roda!!!
    Beijinhos, Viviane.

    ResponderExcluir